O Centenário da Implantação da República em Portugal foi assinalado em Miranda do Corvo, ao longo dos últimos dois anos, com um vasto e variado programa, unanimemente considerado de grande qualidade.
Ao longo de quase dois anos a Câmara Municipal e a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo levaram a cabo as mais variadas iniciativas, desde tertúlias e conferências a homenagens a republicanos ilustres, passando também por diversas outras acções e actividades.
O dia em que se comemoraram os 101 anos da República Portuguesa, dia 5 de Outubro, marcou o encerramento do ciclo das Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo, tendo sido lançadas as sementes para que a República e os valores da ética republicana se comemorem a cada dia, celebrando sempre o primado da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Ao longo destes quase dois anos foram, em torno da temática republicana, realizadas intervenções de grande qualidade e interesse, em tertúlias e conferências, animadas por personalidades de reconhecido mérito.
Foram também desenvolvidos alguns estudos e trabalhos que foram enriquecendo o blog do Centenário da República em Miranda do Corvo.
Dado o valor histórico e documental destas intervenções, a autarquia decidiu publicar as mesmas em livro, com a colaboração dos oradores e autores, num volume denominado “República e Democracia”.
Destacam-se o Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem, a Dr.ª Anabela Monteiro, o Dr. António Arnaut, o Professor Carlos Esperança, o Eng.º Carlos Ferreira, a Dr.ª Fátima Ramos, o Dr. Fernando Fava, o Dr. Jaime Ramos, o Dr. Manuel Magalhães e Silva e o General Monteiro Valente.
O dia 5 de Outubro de 2011 foi o dia escolhido para o lançamento deste livro, que foi apresentado pelo Professor Doutor Miguel Santos.
Este lançamento contou com a presença, entre várias individualidades, dos Dr. Fernando Lima, actual Grão-Mestre, Professor Doutor António Reis e Dr. António Arnaut, Past Grão-Mestres e do Dr. António Justino, Past Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa.