Dia 1
1906 - Na sede da Associação dos Lojistas realiza-se a sessão solene para inauguração do Centro António José de Almeida.
1907 - João Chagas começa a colaborar no Mundo, na secção Diário Livre.
Dia 2
1880 - Sai no Porto o primeiro número do jornal A Justiça Portuguesa.
1891 - O relatório dos médicos que examinaram Sara de Matos, confirma que a jovem noviça do Convento das Trinas, fora violada e envenenada, facto que foi muito difundido pela imprensa republicana e nos grupos anticlericais.
1907 - Realiza-se o julgamento de O Mundo no tribunal da Boa-Hora, sendo o Dr. António Maceira o advogado de defesa. O jornal republicano é absolvido.
Dia 3
1898 - São notificadas duas querelas ao jornal Lanterna.
1906 - O Dr. João de Meneses realiza uma conferência na sede da Academia de Instrução Popular.
Dia 4
1878 - Foi absolvido Carrilho Videira, escritor democrata, e livre pensador, acusado de não querer prestar juramento católico. Foi seu defensor o Dr. Manuel de Arriaga. No final da audiência houve manifestações à porta do tribunal.
1878 - O partido republicano alcança em Coimbra 513 votos nas eleições municipais.
1891 - Começa a cumprir a sentença de cadeia a que tinha sido condenado, o jornalista republicano Heliodoro Salgado, condenado a seis meses de prisão por delito de liberdade de imprensa.
1901 - Chega a Lisboa o capitão Amaral Leitão, um dos chefes da revolta militar de 31 de Janeiro, vindo do Brasil.
1906 - O Dr. Bernardino Machado realiza uma conferência no Centro Eleitoral Republicano.
Dia 5
1881 - É instalado em Lisboa, na Rua das Farinhas, nº1, o Centro Eleitoral Republicano Gomes Leal.
1895 - Funda-se em Lisboa a Associação Propagadora da Lei do Registo Civil. Foram seus fundadores: Ferreira Chaves, Eduardo Pinto, José da Costa Lemos, Lomelino de Freitas, Vasco Gamito, Raul Joaquim Gil, Carlos Cruz, entre outros.
1898 - Chaga a Lisboa o Dr. Campos Salles, ex-presidente da República do Brasil.
1906 - Realizam-se comícios de propaganda eleitoral republicana no Porto, Merceana, Atalaia, Vila Verde, Labrugeira, Alenquer e Almeirim.
1908 - Publica-se na Covilhã o número único A Verdade, folha liberal para combater os jesuítas e as irmãs da Caridade do Hospital D. Amélia. É seu director e proprietário o Dr. José Pereira Barata, médico do mesmo hospital e sub-inspector escolar.
Dia 6
1901 - Morre em Lisboa o jornalista, comerciante, bibliotecário-mór da Biblioteca Nacional, maçon, e autor teatral António José Ennes. Fundou e dirigiu ainda O País, O Progresso e fundou O Dia.
1906 - O Dr. João de Meneses realiza uma conferência de propaganda eleitoral em Belém. O Dr. António José de Almeida faz uma conferência em Benfica. Proíbe-se a reunião do partido republicano em Alcântara para a realização da eleição da comissão paroquial.
Dia 7
1875 - Publica-se o primeiro número do semanário socialista O Protesto.
1881 - Realizam-se comícios eleitorais republicanos nos seguintes pontos: em Lisboa, onde se apresentava como candidato o Dr. Manuel de Arriaga; no Porto, apresentava-se Alves da Veiga; e, em Setúbal, Jacinto Nunes apresentava-se também como candidato a deputado.
1881 - Funda-se em Aveiro o Club Eleitoral Republicano Aveirense.
1906 - Inaugura-se o Centro Republicano das Mercês.
Dia 8
1899 - O jornal francês La Vague publica uma entrevista com Guerra Junqueiro sobre a questão Dreyfus.
1903 - Os estudantes da Academia Politécnica do Porto felicitam Emile Combes ,primeiro-ministro francês, numa mensagem enviada a propósito da promulgação da lei de separação do Estado e da Igreja naquele país.
Dia 9
1873 - Publica-se no Porto o periódico socialista O Bom Senso.
1876 - Publica-se em Angra de Heroísmo o primeiro número da Ideia Nova, folha liberal, que realizou campanha anticlerical.
1900 - Reúnem-se as comissões paroquiais de Lisboa, resolvendo dirigir uma mensagem aos deputados republicanos pelo Porto. É eleita a Comissão Municipal Republicana de Lisboa.
1906 - Realizam-se sessões de propaganda eleitoral no Centro Rodrigues de Freitas e Grémio Federal Republicano e na Quinta da Laranjeira, em Benfica.
1908 - Suicida-se Trindade Coelho, autor do Manual Político do Cidadão Português. O Cardeal Patriarca censurou padre que encomendou e acompanhou o funeral até ao cemitério.
1908 - Assinalando o 13ºaniversário, a Associação do Registo Civil veste vinte e quatro crianças pobres de ambos os sexos, registadas civilmente, servindo também nessa ocasião uma pequena refeição a todas as crianças e senhoras presentes.
Dia 10
1881 - É julgado, por suposta falta de habilitações, o proprietário da Tipografia onde era impresso O Trinta, sendo condenado à prisão remível e custas, bem como os selos do processo. Nessa mesma data começava a ser apregoado pelas ruas de Lisboa o novo periódico republicano A Folha do Povo, sucessora do Trinta.
1904 - Morre o jornalista Ribeiro de Azevedo, redactor da Lucta e da Folha do Povo. Foi enterrado civilmente.
1906 - Realizam-se sessões de propaganda eleitoral no Centro Rodrigues de Freitas, Escola de Ensino Liberal, em S. Paulo (Benfica) e em Alcântara.
Dia 11
1878 - Começa a publicar-se em Lisboa o semanário republicano Amigo do Povo.
1889 - Festas maçónicas em Aveiro. Descobre-se a lápide comemorativa na casa onde nasceu o grão-mestre José Estevão Coelho de Magalhães. Realizam-se banquetes, saraus, cortejo cívico, etc.
1906 - Em S. Paulo (Benfica), e no Centro Republicano de Alcântara, realizam-se sessões de propaganda eleitoral.
Dia 12
1889 - É inaugurada a estátua de homenagem ao grande orador parlamentar José Estevão Coelho de Magalhães, grão-mestre da Maçonaria Portuguesa e fundador do Asilo de S. João.
1902 - Grandioso comício republicano em Lisboa. Heliodoro Salgado realiza uma conferência no Centro Rodrigues de Freitas. Realiza-se ainda um comício de propaganda eleitoral em Samora Correia.
Dia 13
1906 - Realizam-se sessões de propaganda eleitoral republicana no Centro Rodrigues de Freitas, Academia de Instrução Popular, Grémio Federal Republicano, na freguesia da Lapa e em Sintra.
Dia 14
1881 - É inaugurado em Alhos Vedros um Centro Republicano.
1906 - Realizam-se sessões de propaganda no Centro Escolar Afonso Costa e Academia de Instrução Popular. É julgado no Porto o jornal republicano Voz Pública, sendo advogado de defesa o Dr. Germano Martins.
Dia 15
1848 - Nasce António José Ennes, escritor, jornalista e autor da peça Os Lazaristas.
1889 - A maçonaria promove, com auxílio das agremiações republicanas, um cortejo cívico ao Largo das Cortes, onde deposita uma coroa de bronze na estátua de José Estevão Coelho de Magalhães.
1906 - Realizam-se comícios de propaganda em Alcântara, Setúbal, Porto e Foz.
Dia 16
1881 - Foi dissolvida por ordem administrativa a reunião eleitoral dos quatro centros republicanos do círculo nº 94, que promoviam a candidatura do Dr. Teófilo Braga, sendo preso Augusto de Figueiredo que presidia à reunião.
1907 - Realiza-se um comício de propaganda eleitoral em Campo de Ourique. É suspenso por 30 dias a Vanguarda.
1908 - A Junta Federal do Livre Pensamento efectuou a primeira sessão de propaganda em Oeiras.
Dia 17
1900 - Morre o escritor e jornalista Eça de Queiroz.
1902 - Realiza-se na Associação dos Lojistas uma sessão solene dos Centros Democráticos em Lisboa em honra do Mundo.
1906 - Realiza-se um comício republicano em Alhandra.
Dia 18
1881 - Começa a publicar-se em Lisboa o jornal O Sufrágio, semanário republicano.
1881 - Comício eleitoral realizado em Arroios (Lisboa) afim do candidato a deputado republicano pelo círculo nº 95, Elias Garcia, apresentar o seu programa político.
1893 - Azedo Gneco, chega a Lisboa vindo de Londres.
1907 - Foi preso José Bento Gonçalves, que durante vários anos pertenceu aos corpos dirigentes da Associação de Registo Civil. Após alguns dias de reclusão e incomunicabilidade, foi libertado a 6 de Setembro.
1908 - É preso Heitor Ferreira, armeiro, acusado de ter vendido a carabina com que Buiça assassinou o rei D. Carlos.
Dia 19
1882 - Sai em Viseu o primeiro número do semanário republicano Ideia Nova.
1905 - Nas eleições para deputados republicanos por Lisboa obtêem maior votação no círculo oriental os drs. Afonso Costa e António José de Almeida, e no círculo ocidental os drs. Alexandre Braga e João de Meneses.
Dia 20
1881 - Eleições gerais para deputados, obtendo as candidaturas republicanas cerca de 8000 votos.
1891 - É suprimido o jornal A Revolução de Janeiro.
Dia 21
1871 - Costa Goodolfim, José Maria Chaves e outros fundam o Centro Democrático.
1881 - É eleito deputado republicano por Lisboa, o Dr. Elias Garcia.
Dia 22
1884 - Realizam-se manifestações de protesto contra a proibição do cortejo de homenagem a Manuel Fernandes Tomás.
1887 - Morre o paladino da democracia João Rodrigues Vieira.
1906 - O Mundo publica uma local saudando, em nome do Dr. Afonso Costa, e a pedido deste, por telegrama de Cauterets, o povo republicano de Lisboa pela grande afirmação que representa o acto eleitoral de dia 19 do corrente.
Dia 23
1906 - Funda-se no Porto o Centro Democrático Duarte Leite.
Dia 24
1820 - Desencadeia-se no Porto, a revolta que vai conduzir à Revolução Liberal e à queda do Absolutismo no nosso país.
1882 - É inaugurado no porto, por iniciativa de F. M. de Sousa Brandão, o Clube Comercial Democrático.
1884 - Imponente manifestação realizada no cemitério ocidental de Lisboa para homenagear a memória do patriota e lutador pela liberdade Manuel Fernandes Tomás. Esta manifestação representava também um protesto importante contra a realeza e o Governo que tinham proibido o cortejo cívico que estava previsto.
1894 - Morre o historiador Oliveira Martins, autor de diversas obras, companheiro de Antero e impulsionador das célebres Conferências do Casino. Por sua expressa vontade é sepultado catolicamente e morre confortado com os sacramentos da Igreja.
1907 - No Centro Eleitoral Democrático realiza-se uma sessão política para apreciar os actos do Governo.
Dia 25
1882 - Reunião dos eleitores republicanos do círculo nº 98, em uma das salas da redacção do Século, para resolverem a apresentação da candidatura de Magalhães Lima nas eleições suplementares.
1905 - Morre em Marvão o democrata e livre-pensador José Carrilho Videira, fundador da Biblioteca das Ideias Modernas.
1907 - Reúnem as Comissões Municipal e Paroquial de Constância para protestar contra a ditadura.
Dia 26
1908 - Foi libertado Heitor Ferreira, que tinha sido acusado de ser o vendedor da carabina utilizada para o regicídio.
1906 - Reúne o Grémio Federal Republicano.
Dia 27
1880 - Publica-se o primeiro número do semanário satírico Barrete Frígio (Lisboa).
1881 - Ernesto Fernandes Tomás e outros republicanos da Figueira da Foz fundam um centro republicano com o título Fernandes Tomás, em homenagem ao seu parente e conterrâneo, Manuel Fernandes Tomás.
1885 - Morre o liberal Francisco de Mello Baracho que se bateu na ilha Terceira e no Porto pela implantação do regime liberal.
1906 - Reúnem as Comissões Paroquiais de Santa Catarina e S. José e o Centro Escolar Botto Machado.
Dia 28
1906 - Recebe-se em Lisboa um telegrama de Alves da Veiga suadando o povo republicano e os seus deputados.
Dia 29
1891 - Morre em Sintra o general e líder republicano José Maria Latino Coelho, um dos importantes escritores portugueses do século XIX.
1900 - Parte para Paris o Dr. Manuel de Arriaga.
1906 - Comício anti-clerical, em Beja, presidido pelo Dr. Miguel Bombarda.
1906 - Reúne extraordinariamente a Comissão Paroquial Republicana de Benfica.
Dia 30
1901 - Regressa do Pará o alferes Augusto Malheiro, um dos chefes militares da Revolta de 31 de Janeiro de 1891, no Porto.
1906 - Reúnem na Câmara Municipal de Lisboa as assembleias de apuramento dos dois círculos eleitorais, apurando-se com respeito aos candidatos republicanos por Lisboa a seguinte votação: Pelo círculo oriental, Dr. António José de Almeida , 6467 votos; Dr. Afonso Costa, 6351 votos; Dr. Bernardino Luiz Machado Guimarães, 6284 votos; Dr. Augusto de Vasconcelos, 6062 votos; Dr. Pedro António Betencourt Raposo, 6168 votos.
Pelo círculo ocidental: Dr. João de Meneses, 5117 votos; Dr. Alexandre Braga, 5037 votos; Francisco José Fernandes Costa, 4930 votos; João José de Freitas, 4929 votos; e, José Correia Nobre França, 4438 votos.
1908 - A Junta Federal do Livre Pensamento e a Associação do Registo Civil efectuam a sua primeira sessão de propaganda em Linda-a-Velha, para se organizar ali a Junta Local do Livre Pensamento.
Dia 31
1900 - É notificada uma querela ao jornal Reacção, jornal republicano do Porto.
1904 - Morre na Figueira da Foz, o benemérito propagandista e amigo da instrução popular, João Jacinto Fernandes.