Dia 1
1901 - O Governo proíbe um comício popular de protesto contra as congregações religiosas.
1906 - É dada posse à Comissão Municipal Republicana de Lisboa.
1907 - É eleita a Comissão Paroquial Republicana de Cacia (Aveiro). Nesta eleição foram eleitos como efectivos: João Ferreira, de Serrazola; António Rodrigues de Miranda, de Serrazola; João Afonso Fernandes, da Quinta do Loureiro. Como substitutos foram eleitos: Manuel Neves Ferreira, de Cacia; José Simões Valente, da Póvoa; Francisco Joaquim Mendes, da Quintã. Nesta ocasião foi também decidido fundar um centro democrático com aulas nocturnas para adultos, uma biblioteca e gabinete de leitura.
1907 - Reorganizou-se também em Vila Nova de Ourém a Comissão Municipal Republicana. Foram eleitos como efectivos: Álvaro Mendes, presidente; Joaquim F. Cordeiro, secretário; João Nicolau, tesoureiro. Como vogais foram eleitos: Artur de Oliveira Santos e Sotero Caio da Silva Neves. Os substitutos eram: Manuel Joaquim de Oliveira; Joaquim Pereira; António Barbosa; José Francisco dos Reis e António Duarte.
1908 - Eleições municipais em todo o País, com excepção do Porto, obtendo os republicanos vitória completa em 12 municípios e parcial em 21.
1908 - No Centro do Largo de S. Carlos reuniram-se os deputados republicanos para deliberarem o aminho a seguir devido à perseguição que consideravam afrontosa ao vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Tomás Cabreira.
Dia 2
1891 - É querelado um artigo publicado pelo livre-pensador, socialista e mais tarde republicano Heliodoro Salgado.
1898 - Entra na cadeia do Limoeiro o editor do País, sr. Júlio César Eustáquio dos Santos.
1902 - O Governo-Civil do Porto proíbe a circulação de um suplemento do Norte e manda apreender A Voz Pública.
Dia 3
1898 - É notificada uma querela à Folha do Povo.
1901 - O Dr. Alexandre Braga realiza no Clube Republicano José Falcão uma conferência de pendor anti-jesuítico.
1902 - É eleita a Comissão Municipal Republicana de Lisboa.
1907 - Sob a presidência de Bernardino Machado realiza-se a distribuição dos prémios da Escola Democrática.
1907 - Inauguração, no Porto, do Centro Democrático Dr. Afonso Costa.
1907 - O professor Borges Grainha realizou uma conferência no Ateneu Comercial de Lisboa, subordinada ao tema "Educação Cívica".
1908 - Suicida-se na redacção do jornal O Mundo, de que era redactor, o advogado Alberto Costa, vulgarmente conhecido como Pad-Zé. O seu funeral realizou-se civilmente por sua expressa determinação.
Dia 4
1883 - Morre em Lisboa João José Baptista, editor de várias obras de propaganda democrática.
1900 - No teatro D. Afonso, do Porto, realizou-se um banquete de homenagem aos deputados republicanos, presidindo o Dr. Azevedo e Albuquerque.
1903 - Morre em Lisboa o dedicado republicano José Sebastião Teixeira Júnior.
1906 - Realiza-se a eleição camarária do Porto, sendo eleitos vários republicanos.
1907 - O Dr. Afonso Costa é recebido com grandes manifestações de simpatia em Mogofores e Anadia.
Dia 5
1850 - Nasce na Covilhã o jornalista e político republicano José Maria de Moura Barata Feio Terenas, que foi deputado republicano em 1908.
1886 - Funda-se em Lisboa o Clube Republicano Gilberto Rola, em homenagem ao militar, republicano e livre-pensador do mesmo nome.
1906 - É conhecido o resultado definitivo das eleições camarárias do Porto, vencendo por grande maioria a lista apoiada pelo Partido Republicano, o qual fica com os seguintes representantes: Drs. Duarte Leite, Nunes da Ponte, Germano Martins, António da Silva e Cunha, Xavier Esteves, Napoleão da Mata, Henrique de Oliveira e Machado Pereira.
1908 - Teófilo Braga inicia as conferências de protesto contra a perseguição de que foi vítima Tomás Cabreira.
Dia 6
1898 - Entra na cadeia do Limoeiro o sr. António José Martins, editor do jornal A Lanterna.
1900 - Morre em Camarate e é sepultado civilmente o democrata e livre-pensador Eduardo Augusto Pinto, fundador e secretário da Associação do Registo Civil.
1902 - A polícia impede a circulação de O Norte.
Dia 7
1871 - Nasce na Baía o Dr. José Bessa de Carvalho.
1884 - É eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano Unido o republicano e democrata José Elias Garcia.
1886 - Realiza-se no Clube Republicano do Calvário um sarau anti-jesuítico.
1900 - São proclamados pelas Comissões Paroquiais Republicanas do Porto, candidatos a deputados o Dr. Afonso Costa, Xavier Esteves e Paulo Falcão.
Dia 8
1902 - Morre o Dr. José Isidoro Viana, republicano que prestou importantes serviços à propaganda do partido.
1905 - Realiza-se um sarau literário na Caixa Operária de Lisboa a favor de Angelina Vidal.
Dia 9
1881 - Pede a exoneração de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano Unido o Conde de Paraty, que exercia o cargo desde Outubro de 1869, assumindo aí como Grão-Mestre o general Miguel Baptista Maciel.
1907 - Realiza-se a cerimónia de casamento civil de Julião Quintinha, em Silves. Foram testemunhas do acto Gregório Nunes Mascarenhas e Manuel Guerreiro da Costa.
Dia 10
1869 - Nasce no Porto o ilustre parlamentar e advogado Dr. Alexandre Braga.
1889 - Funda-se a Associação dos Carpinteiros Civis, de Lisboa.
1907 - Realiza-se no Centro Pátria Nova, em Carnaxide, a inauguração da missão pelo Método João de Deus.
1907 - No Centro Republicano Liberdade (Évora), inaugura-se solenemente o retrato do Dr. Bernardino Machado.
Dia 11
1908 - Uma comissão de democratas, presidida por Teófilo Braga, entrega a Magalhães Lima uma mensagem de reconhecimento pelos seus serviços prestados a favor de Portugal no estrangeiro.
Dia 12
1899 -Reune a Comissão Municipal Republicana de Vila Nova de Gaia, resolvendo apresentar como candidato republicano o Dr. João de Menezes.
1900 - Reune o Partido Republicano, resolvendo apresentar como candidatos por Lisboa os Drs. Bettencourt Raposo, José Estevão de Vasconcelos, Manuel de Brito Camacho, Alexandre Braga e João Viegas Paula Nogueira.
Dia 13
1886 - O Século publica uma lista de todas propriedades dos Jesuítas, em Lisboa, que eram conhecidas.
1889 - Enterro civil de António Teixeira Penha, livreiro. A Banda Filarmónica 24 de Agosto acompanha-o ao cemitério dos Prazeres tocando A Portuguesa, por esse ser o desejo do finado.
1894 - Ernesto Silva realiza uma conferência na Associação dos Pedreiros Portuenses.
1904 - Morre Florinda Bela, propagandista das reivindicações feministas.
1907 - Morre o velho e saudoso republicano Xavier da Silva.
Dia 14
1904 - Alfredo Augusto César da Silva realiza uma conferência na Associação Comercial dos Lojistas de Lisboa sobre o Marquês de Pombal.
1907 - Toma posse a Comissão Paroquial da Pena (Lisboa).
Dia 15
1900 - O Governador-Civil do Porto proíbe a realização de um comício republicano que se devia realizar no Teatro D. Afonso.
1907 - No Grémio Republicano Federal realiza uma conferência do Dr. Bernardino Machado.
Dia 16
1906 - Suspende temporariamente a sua publicação o jornal republicano do Porto, O Norte.
1907 - A Escola Democrática, onde se ensinava pelo Método de João de Deus, prestou homenagem ao Dr. Bernardino Machado, na sua nova residência na capital situada na Rua de S. Bernardo, à Estrela, nº 56. A homenagem realizada constava da entrega de uma fotografia do grupo de crianças que frequentava essa mesma escola, bem como de um bouquet de flores naturais. Há um século atrás frequentavam aquela escola 32 crianças, sendo 22 raparigas e 10 rapazes.
Dia 17
1900 - Realiza-se no Porto um comício de propaganda eleitoral, presidido pelo Dr. Azevedo e Albuquerque.
1907 - Festa Republicana no Centro Dr. Castelo Branco Saraiva com a realização de exames e a distribuição de prémios aos alunos da escola do centro. Presidiu à cerimónia da entrega de prémios o professor Agostinho Fortes.
1907 - Fernão Botto Machado realiza um conferência em Sacavém sobre a "Emancipação Progressiva da Mulher".
1907 - Realiza-se uma conferência no Centro Republicano do Cartaxo pelo sr. Francisco José Pereira, inaugurando-se de seguida um curso para analfabetos adultos. Anunciava-se também para breve a realização de um outro curso, neste caso de desenho para operários.
1907 - Eleição da Comissão Paroquial Republicana em Manique do Intendente, concelho da Azambuja. Foram eleitos como efectivos os seguintes cidadãos: Joaquim da Costa, proprietário; João Marcelino, comerciante; e, António da Costa, comerciante. Como substitutos ficaram: Manuel Runa; José Morgado e Manuel Gago.
1907 - Eleição da Comissão Paroquial Republicana de Quiaios (Figueira da Foz), onde foram eleitos, como efectivos: Albano Sousa, António Gil Nogueira e Joaquim Gil Netto. Substitutos: António Ribeiro, Joaquim Custódio Russo e José Gil Netto. Presidiu à sessão o Dr. Cerqueira da Rocha por proposta do incansável republicano da Figueira da Foz, José da Luz.
Dia 18
1899 - Realiza-se a sessão inaugural do Congresso Republicano Português presidido pelo Dr. Florido Toscano, em Coimbra.
1907 - Inauguração do Centro Democrático Escolar de Aljustrel com a presença dos ilustres líderes republicanos Dr. Aresta Branco, Augusto Barreto e Brito Camacho. O jornal A Lucta calculava que assistiram a esta inauguração cerca de 3000 pessoas.
Dia 19
1899 - Realiza-se a 2ª sessão do Congresso Republicano em Coimbra, onde são eleitos o Directório e a Câmara Consultiva.
1900 - O Governador Civil de Lisboa proibe uma sessão de propaganda eleitoral no Grémio Concentração Democrática.
1907 - Por estes dias há um século atrás, por iniciativa e a expensas do Centro Republicano da freguesia de S. Paio, em Gouveia, inaugurava-se um curso nocturno para ensino das primeiras letras, através do Método de João de Deus.
1907 - Aderem ao Partido Republicano o sr. Luís Ferreira dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Loures e o Dr. Marques da Costa, médico em Cacia.
Dia 20
1900 - As Comissões Paroquiais de Coimbra resolvem por unanimidade propor candidato por aquela cidade o Dr. António José de Almeida.
1906 - São expulsos do Parlamento no meio da força armada os deputados republicanos Drs. Afonso Costa e Alexandre Braga.
Dia 21
1886 - Realiza-se uma conferência anti-jesuítica, por Gomes da Silva, no Club Borges Carneiro.
1900 - O Dr. Estevão de Vasconcelos realiza uma conferência na Liga Académica Republicana.
Dia 22
1840 - Nasce em Albarraques, perto de Coimbra, o jornalista e livre-pensador Cecílio de Sousa, director do Trinta e da Folha do Povo.
1908 - Fundam-se as Juntas Locais do Livre Pensamento, em Benavente e Samora Correia.
Dia 23
1900 - O Dr. Alexandre Braga realiza uma conferência no Clube Republicano Paulo Falcão.
Dia 24
1901 - Os republicanos ganham as eleições paroquiais nas freguesias de Alcântra, Almada, Santos, Santa Justa, Santa Isabel e S. Paulo.
1906 - Em Viseu realiza-se um comício de protesto contra a expulsão da Câmara dos Deputados dos representantes do Partido Republicano.
1907 - Adere ao Partido Republicano o sr. Faustino de Sá Nogueira, representante da família Sá da Bandeira.
Dia 25
1906 - Realiza-se a eleição da Comissão Municipal Republicana de Santarém.
1906 - Realiza-se em Aldeia Galega do Ribatejo uma conferência com o sr. Agostinho Fortes.
1907 - No curso nocturno para adultos criado pelo Centro Escolar Republicano do Cartaxo estavam matriculados 136 alunos.
Dia 27
1906 - É eleita a Comissão Paroquial Republicana de Belém.
Dia 28
1878 - Publica-se a Lei do Registo Civil por iniciativa de Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Tomás Ribeiro, Serpa Pimentel, Andrade Corvo e Lourenço António da Luz de Carvalho.
1878 - Funda-se em Lisboa a Federação Académica.
1882 - Inicia publicação, em Lisboa, o semanário republicano Trinta Diabos e Cª.
1882 - Publica-se na Guarda o prmeiro número do semanário republicano O Povo Português.
Dia 29
1908 - Representa-se pela primeira vez, no Teatro D. Maria, o drama anti-clerical Beijos por Lágrimas, da autoria do escritor e jornalista Faustino da Fonseca.
Dia 30
1900 - Fundação do Centro Escolar Dr. Afonso Costa.
Publicado por Carlos Ferreira